terça-feira, 12 de maio de 2009

ÊTRE et AVOIR

Os verbos être(ser, estar) e avoir(ter) possuem várias possibilidades de emprego em língua francesa. Antes de descrevem algumas possibilidades de uso desses verbo, apresentar-vos-ei a conjugação( gostaram do apresentar-vos-ei?).

Pésent

être
Je suis
Tu es
Il/elle/ on est
Nous sommes
Vous êtes
Ils/elles sont

avoir
J`ai
Tu as
Il/elle/on a
Nous avons
Vous avez
Ils/elles ont

Je suis brésilien( Eu sou brasileiro) Je suis brésilienne( eu sou brasileira)

Il est beau( ele é belo). Elle est belle ( Ela é bela).

Je suis serveur( Eu sou garçon). Tu es serveuse( Tu és garçonete).

Je suis content( Eu estou contente). Elle est contente( Elle est contente).

Je suis heureux( Eu sou feliz). Je suis heureuse( Eu sou feliz[feminino]).

Je suis à Recife( Eu estou em Recife).
Je suis au Brésil.
Je suis en france.
Je suis en Europe.

Avoir

J`ai 40 ans( Eu tenho quarenta anos).
Tu as cinq enfants( Tu tens cinco filhos).
J`ai mal à la tête ( Estou com dor de cabeça).
J`ai mal au cou ( Estou com dor no pescoço).
J`ai peur de de la violence( Eu tenho medo da violência).
J`ai besoin de manger( Eu preciso comer).
J`ai faim( Eu tenho fome).
J`ai soif( Tenho sede).
J`ai chaud( Tenho calor).
J`ai froid( Tenho frio).
J`ai les yeux verts( Eu tenho os olhos verdes).
Il a sommeil( Ele está com sono).
J`ai envie de manger du poisson.( Estou com vontade de comer peixe).

Je suis fatigué. Demain, je continue!

Um comentário: